Votar antecipadamente? Podes e já não precisas de justificar o porquê

Votar antecipadamente? Podes e já não precisas de justificar o porquê

Se não conseguires ir votar no dia 26 de Maio, podes inscrever-te a partir deste Domingo para poderes votar antecipadamente. Este ano, pela primeira vez, não precisas de justificar o motivo do pedido.

Até dia 16 de Maio, de forma electrónica, podes requerer o teu voto antecipado. A votação vai decorrer no Domingo, dia 19 de Maio, nas capitais de distrito e em cada uma das ilhas, de acordo com este mapa.

Podes escolher o sítio onde queres votar entre os locais disponíveis. Tem também presente que a votação decorre presencialmente no horário normal (8h-19h) e que tens de trazer o teu cart\ao de cidadão.

No dia da votação vão dar-te um envelope branco e outro azul, para além do tradicional boletim de voto: primeiro preenche o boletim de voto, dobra-o e mete dentro do envelope branco e depois mete esse envelope branco dentro do azul.

O processo depois é com a mesa eleitoral, que vai enviar o boletim devidamente selado para o local onde votas, para que ele seja metido na urna no dia 26.

Se resides no estrangeiro também há regras novas. Para além de estares automaticamente recenseado, se tiveres a morada correcta no Cartão de Cidadão, podes saber mais aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.