Está a nascer uma aliança entre os liberais e os socialistas

Está a nascer uma aliança entre os liberais e os socialistas

Os movimentos de bastidores apontam que, nas instituições europeias, a união entre os liberais e os socialistas possa vir a acontecer. Este sábado, Estrasburgo assiste à criação de uma base comum para o lançamento dessa união. O objectivo de Macron, que dá rosto a esta frente, está na tentativa de tirar relevância ao PPE (por ser o maior grupo parlamentar no Parlamento Europeu e aquele que continua na frente das várias sondagens a nível europeu).

O Presidente Francês chamou membros de, pelo menos, o Partido Democrático de Itália, USR e do Partido da Liberdade, União e Solidariedade da Roménia, Movimento Momentum da Hungria, VVD e D66 da Holanda,VLD e MR da Bélgica, Cuidadanos de Espanha para a reunião deste Sábado. Mas a juntar-se ao grupo poderá estar também o (agora mais moderado e pró-europeu) Syriza de Alexis Tsipras.

Também foi publicado a meio da tarde de Sábado um vídeo com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, a declarar apoio a Macron:

Na cimeira europeia desta quinta-feira, na Roménia, os primeiros-ministros cujos partidos alinham no ALDE e no S&D juntamente com o Emmanuel Macron e o Alexis Tsipras fortaleceram os contactos, antes de iniciarem negociações com o PPE.

Do outro lado está a chanceler alemã, Merkel, que alinha pelo PPE e o primeiro-ministro Italiano, Matteo Salvini, que tentam unir os eurocépticos, como o Fidesz do Órban.

Em causa estará também as nomeações que se seguem para os cargos de topo da União, podendo este acordo formar o maior grupo político dentro do Parlamento Europeu.

Leave a Reply

Your email address will not be published.