Portugal, um exemplo de humanidade para muitos países ao redor do mundo.

Portugal, um exemplo de humanidade para muitos países ao redor do mundo.

Portugal é um dos poucos países do mundo que declarou claramente sua intenção de receber refugiados. O trabalho realizado pelo governo português é um grande passo, apesar de alguns erros no processo de integração dos recém-chegados, mas há uma intenção de evitar estes erros num futuro próximo, especialmente com a chegada de mais refugiados nos próximos meses.
A sociedade portuguesa é uma sociedade aberta, grande parte do povo português são pessoas educadas e sabem muito bem como comunicar com pessoas de diferentes culturas. A população de Portugal é de quase 10 milhões, mas os números indicam que há cerca de 2 milhões e meio de portugueses a viver em diferentes países do mundo, por isso os portugueses têm plena consciência do que significa viver num novo país e como é difícil começar a construir uma nova vida.

Um grande número de imigrantes chegou a Portugal nos últimos anos. Eu não estou a falar sobre imigrantes de países pobres. As recentes ondas de imigrantes recentes vieram de outros países europeus, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Austrália e outros. Com certeza o clima em Portugal é atraente, mas o que traz as pessoas aqui é mais do que isso.
Portugal recebeu milhares de refugiados de diferentes nacionalidades e foi muito tocante como os portugueses apoiaram e acolheram os recém-chegados.
Pessoalmente, recebi muitas mensagens de cidadãos portugueses em busca de uma oportunidade de voluntariado para ajudar os refugiados em Portugal. Ensinar a língua portuguesa, ou mesmo apoiar os refugiados no contacto com os serviços públicos portugueses.
Muitos cidadãos portugueses oferecem um grande apoio moral aos refugiados, especialmente aqueles que ainda sofrem com as consequências da guerra e do seu impacto.
Tenho estudado na Universidade de Évora há quase cinco anos, e o apoio que recebi dos meus colegas ou dos meus professores sempre foi algo que me faz olhar para este país de forma bastante diferente de um novo local para o qual me mudei. Sempre foi estranho como eu sinto que estou em minha casa e entre minha família enquanto estou a centenas de quilômetros de distância!
Este apoio da sociedade portuguesa não espera por uma recompensa e não é afectado por ser um refugiado de um país muçulmano ou por outros motivos que possam ser uma ameaça para a sua vida se vivesse noutro local.

Portugal pode não ser capaz de competir com muitos países do mundo economicamente, mas é um dos melhores exemplos de coexistência entre diferentes culturas em um país, alguns países que são considerados os países “líderes” em nosso mundo devem começar a aprender com os portugueses.

Leave a Reply

Your email address will not be published.