Portugal vai receber o maior evento europeu do mar!

Portugal vai receber o maior evento europeu do mar!

O Dia Europeu do Mar (EMD) é o evento anual de dois dias durante o qual a comunidade dos principais stakeholders ligados ao mar e oceanos da Europa se reúne para discutir, desenhar e articular ações conjuntas.

Este ano o evento terá lugar nos dias 16 e 17 de Maio no Centro de Congressos de Lisboa e o principal objectivo é destacar o papel fundamental que os oceanos e os mares assumem na vida das comunidades costeiras e de todos os cidadãos da União Europeia para um crescimento sustentável.

Foi oficialmente criado em 20 de Maio de 2008, quando o Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, o Presidente do Conselho, Janez Janša, e o Presidente da Comissão, José Manuel Barroso, assinaram uma Declaração Tripartida Conjunta.

A edição de 2019 é dedicada ao empreendedorismo azul, à inovação e investimento com um enfoque especial nas questões da investigação e inovação para um oceano saudável. Com uma programação que inclui workshops, breakout sessions, encontros de negócio, pitches e exposições (EMD EXPO), o European Maritime Day é um ponto de encontro entre os principais players europeus da economia do Mar, potenciando a partilha de conhecimento, o surgimento de novas oportunidades e parcerias, e servindo de palco à apresentação de projetos, produtos e ideias.

O evento principal é a conferência realizada numa região diferente, com um tema diferente, a cada ano. É um espaço que junta toda a crescente comunidade marítima da Europa, com profissionais de toda a UE, para discutir políticas, debater e trocar ideias de “best practices”.

No total, o EMD 2019 vai proporcionar uma sessão de abertura inspiradora, 8 sessões organizadas pela Comissão Europeia focadas em várias iniciativas políticas estratégicas da UE para apoiar a Economia Azul Sustentável da Europa, e 28 Workshops temáticos de alta qualidade concebidos e organizados por agentes marítimos.

Podes consultar o programa provisório AQUI e REGISTAR-TE online.

Futuros hosts:
Cork, Irlanda em 2020
Den Helder, Países Baixos em 2021
Ravenna, Itália em 2022
Brest, França em 2023
Svendborg, Dinamarca em 2024

Leave a Reply

Your email address will not be published.