E se eu quiser ler mais sobre eleições europeias?

E se eu quiser ler mais sobre eleições europeias?

Estás com sorte. A Fundação Francisco Manuel dos Santos lançou recentemente um livro do Nuno Sampaio, professor e investigador do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, chamado “Eleições na União Europeia”, que nos dá uma perspetiva de eleições passadas e ideias para pensar o futuro. É um livro muito bem balanceado, juntando nele pontos de vista mais e menos favoráveis à transnacionalização das eleições (o palavrão significa tornar mais “europeias” as europeias, e menos nacionais).

O grande tema ao longo do livro é o “Spitzenkandidat”, o processo de escolha de presidente da Comissão Europeia por parte dos eleitores através das eleições europeias. Sobre ele, ficamos a saber a visão dos partidos europeus, dos partidos nacionais e dos cidadãos; descobrimos também as guerras entre instituições da União pelo controlo do processo. O melhor mesmo é ler.

Parece-me uma ferramenta que cumpre na perfeição a sua função, e que pode ser lida à la carte, isto é, de acordo com os pedaços de informação que o leitor pretende obter sobre eleições europeias. Recomendo vivamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.