Esta semana há sessão plenária no Parlamento Europeu: sabes o que vai ser debatido?

Esta semana há sessão plenária no Parlamento Europeu: sabes o que vai ser debatido?

Entre esta segunda e quinta-feira decorre em Estrasburgo, França, a penúltima sessão plenária desta legislatura europeia. As reuniões plenárias acontecem de forma mensal (excepto no mês de Agosto) reunindo os eurodeputados na cidade francesa. O Parlamento Europeu também reúne seis vezes por ano em Bruxelas, em sessões mais curtas de apenas dois dias – podes recordar o funcionamento do parlamento neste nosso artigo.

Nestes quatro dias os eurodeputados vão ter na agenda:

  • Artigo 13 (e não só): O Parlamento Europeu vota na terça-feira o acordo alcançado com os representantes dos Estados-membros sobre a diretiva relativa aos direitos de autor no mercado único digital.
  • Brexit: Vai ser feita uma actualização do estado das negociações com o Reino Unido num debate com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, marcado para quarta-feira.
  • Fim da mudança da hora: Estás recordado do inquérito sobre o fim da mudança da hora? O Parlamento Europeu vai agora debater e votar a proposta que prevê o fim da mudança de hora em Março e Outubro. Se for aprovado, deixarás de acertar o relógio duas vezes por ano a partir de 2021.
  • Fim dos vistos gold: A comissão do Parlamento Europeu que trata do tema da sobre a elisão e evasão fiscais vai propor a abolição dos vistos gold, que, por exemplo, permitia a atribuição do visto de residência a quem investisse em bens imobiliários de grande valor.
  • Fim dos plásticos descartáveis: A venda de produtos de plástico de utilização única deverá ser proibida em toda a União a partir de 2021.
  • Combate ao racismo: Os eurodeputados vão votar uma resolução na qual apelam à realização de medidas para combater a discriminação étnica, o racismo e os crimes de ódio contra as pessoas de ascendência africana.
  • Venezuela: O Parlamento Europeu vai aprovar uma resolução conjunta sobre a situação política na Venezuela.

Podes seguir a sessão em directo através deste site.

Leave a Reply

Your email address will not be published.